O uso da realidade virtual por idosos possui efeito positivo sobre a cognição, humor e bem estar. Trata-se de uma intervenção inovadora no campo da gerontologia, com progressiva aplicação na prática clínica.
Os óculos de realidade virtual propiciam uma experiência imersiva, gerando a sensação de estar em outro local. Este efeito é resultado da combinação de sensores quem captam o movimento, controlando as imagens reproduzidas pelo dispositivo.
Na oficina, a realidade virtual é utilizada como ferramenta para a terapia de reminiscência, utilizando-se da história de vida para melhorar o bem-estar psicológico dos idosos. Os disparadores de memória oferecidos por meio dos óculos simulam a realidade de forma imersiva, apresentando múltiplos estímulos simultaneamente.
O conteúdo em vídeos e jogos são personalizados conforme a história de vida e preferências dos idosos. O conteúdo pode incluir visitas a lugares significativos como o local onde viveu a infância ou um país que visitou, atividades relacionadas a profissão, uma dança, concerto musical, entre outras experiências. Com o auxílio dessa tecnologia os idosos são capazes de revisitar boas lembranças da sua vida ou experimentar novas experiências.