Enter your keyword

post

O que fazer para aprimorar a saúde na Terceira Idade

O que fazer para aprimorar a saúde na Terceira Idade

Confira soluções que podem beneficiar a pessoa idosa

Atualmente, devido ao avanço da medicina e tecnologia presenciamos o envelhecimento da população. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos no Brasil cresceu cerca de 42% no período entre 2000 e 2010. Assim, temos mais tempo de vida a ser desfrutado.

Contudo, mesmo com esta conquista social e humana, as famílias modernas lidam com um sério problema: enquanto filhos, netos e entes queridos permanecem longos períodos no trabalho e estudos, a pessoa idosa, em geral, fica em um contexto de semi-isolamento social.

Algum tempo após a aposentadoria, muitos idosos acabam por não refazer suas rotinas para que se sintam bem consigo mesmos, úteis e com disposição para aproveitar esse momento de vida. O que poderia ser a melhor idade, muitas vezes, acaba por ser um momento de desânimo e dependência, e é comum encontrá-los sozinhos, com momentos de lazer passivo, como a televisão, ou até mesmo deitados por longos períodos.

Sob o pretexto de estar “descansando” após tantos anos de trabalho e dedicação à família, muitas vezes estão desmotivados, com baixa auto estima e coragem para apreciar novas experiências e, em conseqüência, adoecem mental, emocional e fisicamente. Estas cenas são tão comuns que já não chamam muita atenção para suas conseqüências e real significado.

Riscos da falta de estímulos e acompanhamento adequado

Uma pessoa que permanece longos períodos deitada, tende a perder o tônus muscular, ou seja, irá enfraquecer suas pernas e sustentação abdominal. Isso pode acelerar ou induzir a necessidade de cadeiras de rodas quando não há intervenção, assim como aumenta o risco de quedas. Esse costume, bem como a ausência de atividade física como um todo também levam ao enfraquecimento dos ossos, pulmões – o que predispõe a pneumonias, – baixa imunidade, problemas circulatórios e depressão.

Uma das maiores causas de internamento de idosos, é a queda em acidentes domésticos cotidianos. Geralmente, é uma situação séria que leva a fraturas, traumas físicos e emocionais, e muitas vezes acarreta em deficiências permanentes ou períodos prolongados de internamento, dor e reabilitação.

Atividades de lazer passivo, como assistir televisão o dia todo, não são considerados estímulo mental suficiente ao cérebro, e a médio/longo prazo acarretam esquecimentos, desatenção, piora de quadro senil e também o desinteresse por novas atividades.

 Quais opções de serviços temos hoje para estimular o idoso durante o dia? Existe algo semelhante a uma creche especializada?

Atualmente, há residências e centros diurnos especializados no atendimento à pessoa idosa. Surge de um novo conceito de atenção à saúde e qualidade de vida na terceira idade, no qual o objetivo é incentivar a autonomia, reabilitação, lazer e integração social com atividades diversificadas.

Esse tipo de serviço é chamado “centro-dia”, popularmente conhecido como “creche para idosos”.  É uma proposta diferenciada e que traz inúmeros benefícios aos participantes, desde os mais independentes aos que necessitam de cuidados especiais. Os horários são bastante flexíveis e ao final do período a pessoa volta para descansar em sua própria residência.

As equipes são preparadas para atender as mais variadas demandas e propiciar um ambiente descontraído e cheio de desafios para cuidar da mente e do corpo, de forma criativa e eficiente. Quando o idoso sai da rotina ociosa de sua residência e participa de atividades em grupo, se torna menos ansioso, há melhoras notáveis na autoestima, condição física, memória e socialização. Esse estado de bem estar e relaxamento influencia diretamente na saúde clínica, amenizando transtornos comuns a essa população.

Na proposta de centro-dia pode haver jogos, leitura de histórias e rodas de conversa, leitura bíblica, atividade física, musicoterapia, exercícios para memória, artesanato, dança, além de refeições saudáveis e celebração de datas especiais.

É uma forma simples e eficiente de trazer saúde à rotina de nossos idosos e de retribuir o que fizeram por suas famílias quando eram jovens e sedentos por aprendizados e novas experiências. Se você sempre se perguntou como proporcionar ao seu ente querido mais qualidade de vida, deve conferir este trabalho.

Caso tenha interesse em conhecer nosso espaço, é só ligar para (41) 3076-4821 e agendar a sua visita. Estaremos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e ajudar a traçar um excelente plano terapêutico a seu ente querido!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.