Como já sabemos, a velhice é acompanhada de diferentes alterações na estrutura e funcionamento do organismo.
Essas alterações afetam significativamente o dia a dia do idoso, e por vezes nos esquecemos que essas dificuldades existem ou ainda, não sabemos como lidar com algumas delas.
Este post que escrevemos hoje é para dar pequenas orientações para quem convive com idosos. Lembrando que atenção, carinho e respeito devem vir sempre acima de qualquer dica!
O CAMINHAR:
Com o passar do tempo o caminhar do idoso se torna mais lento e com risco de desequilíbrios.caminhar
Dica: Estimule pequenas caminhadas e se necessário utilize apoios (como bengalas e andadores). Lembre-se: não tenha pressa! Respeite o ritmo do idoso. Evite obstáculos nos locais por onde o idoso circula e mantenha uma luz de vigília durante a noite.
A VISÃO:
O tempo passa e ocorre uma significativa diminuição na visão do idoso, que por vezes pode vir acompanhada de glaucoma ou catarata.
Dica: Ofereça apoio quando estiver andando em um ambiente novo. Cuide com diferenças nas cores do piso (ele pode estranhar e não saber se é degrau ou não). Nas leituras, observe se o tamanho da fonte está adequado.
A AUDIÇÃO:
A audição também diminui nos idosos com o passar dos anos. É comum que quem escuta com dificuldade fale cada vez menos, e isto pode gerar maior isolamento para o idoso.
Dica: Utilize um tom de voz mais alto para não excluir o idoso das conversas e sempre preste atenção para ver se ele realmente está ouvindo.
O PALADAR:
Nos idosos ocorre uma diminuição das papilas gustativas – responsáveis pelo sabor e temperatura dos alimentos.
Dica: Cuide para o idoso não salgar ou adoçar demais a comida. Dê preferência por alimentos macios e não tão secos. Ofereça pratos bonitos e coloridos para que se possa “comer com os olhos”!
A MUSCULATURA:
O idoso perde bastante da força muscular. Devido algumas doenças (como a artrite ou artrose) pode apresentar rigidez e quedas de objetos se tornam frequentes. Com o comprometimento da musculatura pélvica, a incontinência urinária também é comum.
Dica: Na hora das refeições copos com alças e pratos fundos podem ajudar. A utilização da fralda geriátrica pode ser incluída para que o idoso não perca passeios e atividades sociais devido ao medo de urinar nas roupas.
Deseja saber mais ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário ou escreva para Kairós!