Enter your keyword

post

Orientações Gerais para o dia a dia do Idoso

Orientações Gerais para o dia a dia do Idoso

Como já sabemos, a velhice é acompanhada de diferentes alterações na estrutura e funcionamento do organismo.

Essas alterações afetam significativamente o dia a dia do idoso, e por vezes nos esquecemos que essas dificuldades existem ou ainda, não sabemos como lidar com algumas delas.

Este post que escrevemos hoje é para dar pequenas orientações para quem convive com idosos. Lembrando que atenção, carinho e respeito devem vir sempre acima de qualquer dica!

O CAMINHAR:

Com o passar do tempo o caminhar do idoso se torna mais lento e com risco de desequilíbrios.caminhar

Dica: Estimule pequenas caminhadas e se necessário utilize apoios (como bengalas e andadores). Lembre-se: não tenha pressa! Respeite o ritmo do idoso. Evite obstáculos nos locais por onde o idoso circula e mantenha uma luz de vigília durante a noite.

A VISÃO:

O tempo passa e ocorre uma significativa diminuição na visão do idoso, que por vezes pode vir acompanhada de glaucoma ou catarata.

Dica: Ofereça apoio quando estiver andando em um ambiente novo. Cuide com diferenças nas cores do piso (ele pode estranhar e não saber se é degrau ou não). Nas leituras, observe se o tamanho da fonte está adequado.

A AUDIÇÃO:

A audição também diminui nos idosos com o passar dos anos. É comum que quem escuta com dificuldade fale cada vez menos, e isto pode gerar maior isolamento para o idoso.

Dica: Utilize um tom de voz mais alto para não excluir o idoso das conversas e sempre preste atenção para ver se ele realmente está ouvindo.

O PALADAR:

Nos idosos ocorre uma diminuição das papilas gustativas – responsáveis pelo sabor e temperatura dos alimentos.

Dica: Cuide para o idoso não salgar ou adoçar demais a comida. Dê preferência por alimentos macios e não tão secos. Ofereça pratos bonitos e coloridos para que se possa “comer com os olhos”!

A MUSCULATURA:

O idoso perde bastante da força muscular. Devido algumas doenças (como a artrite ou artrose) pode apresentar rigidez e quedas de objetos se tornam frequentes. Com o comprometimento da musculatura pélvica, a incontinência urinária também é comum.

Dica: Na hora das refeições copos com alças e pratos fundos podem ajudar. A utilização da fralda geriátrica pode ser incluída para que o idoso não perca passeios e atividades sociais devido ao medo de urinar nas roupas.

Deseja saber mais ou quer compartilhar uma dica? Deixe seu comentário ou escreva para Kairós!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.